O 2° Festival Internacional da Leitura de Campinas (FILC), realizado entre os dias 29 de maio e 6 de junho, apresenta em sua Tenda Gastronômica a versatilidade da carne de avestruz em cinco workshops com diferentes temas, ministrados pelo chef Everaldo Molina. Será a oportunidade da população de Campinas e região conhecer uma das carnes mais consumidas na África do Sul, sede da Copa do Mundo deste ano. Lá, a carne de avestruz é muito utilizada em receitas caseiras, como tortas, sopas e filés, além de ser servida em restaurantes.
“Quero mostrar que a carne de avestruz, essa maravilha da gastronomia, pode e deve estar presente no nosso dia a dia. É necessário variar e quebrar paradigmas”, acredita Molina. Ele irá apresentar combinações variadas de receitas, desde os tradicionais sabores da Itália, os risotos com avestruz, até as mais sofisticadas como a cozinha francesa, alta gastronomia e a combinação com vinhos.
A carne de avestruz é a carne vermelha mais magra disponível no mercado, segundo o especialista. “Além de baixo valor calórico, o alimento possui características saudáveis como, por exemplo, alto teor de ferro, alto teor de ômega 6, apenas 1% de gordura e baixa taxa de colesterol,” afirma Molina.
A carne de avestruz é 66% mais magra que a carne bovina e tem três vezes menos colesterol do que o frango ou peru, sendo uma escolha saudável para quem quer manter o peso. Ainda é benéfica para pessoas cardíacas, hipertensas, gestantes, crianças e idosos, já que possui alta concentração de ferro e creatina, que regula o metabolismo do coração, além de ser livre de hormônios do crescimento.
Porém, um bom alimento deve ser saboroso e a carne de avestruz também ganha pontos nesse quesito. “É uma carne leve, mais suculenta e mais macia que o próprio filé mignon”, conta Molina.
Fonte: Avicultura Industrial (acessado em 28/05/10)