Evento mostra que carne de avestruz é opção saudável e saborosa

O 2° Festival Internacional da Leitura de Campinas (FILC), realizado entre os dias 29 de maio e 6 de junho, apresenta em sua Tenda Gastronômica a versatilidade da carne de avestruz em cinco workshops com diferentes temas, ministrados pelo chef Everaldo Molina. Será a oportunidade da população de Campinas e região conhecer uma das carnes mais consumidas na África do Sul, sede da Copa do Mundo deste ano. Lá, a carne de avestruz é muito utilizada em receitas caseiras, como tortas, sopas e filés, além de ser servida em restaurantes.

“Quero mostrar que a carne de avestruz, essa maravilha da gastronomia, pode e deve estar presente no nosso dia a dia. É necessário variar e quebrar paradigmas”, acredita Molina. Ele irá apresentar combinações variadas de receitas, desde os tradicionais sabores da Itália, os risotos com avestruz, até as mais sofisticadas como a cozinha francesa, alta gastronomia e a combinação com vinhos.

A carne de avestruz é a carne vermelha mais magra disponível no mercado, segundo o especialista. “Além de baixo valor calórico, o alimento possui características saudáveis como, por exemplo, alto teor de ferro, alto teor de ômega 6, apenas 1% de gordura e baixa taxa de colesterol,” afirma Molina.

A carne de avestruz é 66% mais magra que a carne bovina e tem três vezes menos colesterol do que o frango ou peru, sendo uma escolha saudável para quem quer manter o peso. Ainda é benéfica para pessoas cardíacas, hipertensas, gestantes, crianças e idosos, já que possui alta concentração de ferro e creatina, que regula o metabolismo do coração, além de ser livre de hormônios do crescimento.

Porém, um bom alimento deve ser saboroso e a carne de avestruz também ganha pontos nesse quesito. “É uma carne leve, mais suculenta e mais macia que o próprio filé mignon”, conta Molina.

Fonte: Avicultura Industrial (acessado em 28/05/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40