Brasil quer maior proteção para os golfinhos

Brasileiros e belgas encaminharam à Comissão Internacional da Baleia (CIB) uma proposta que poderia resolver um dos buracos da atuação da comissão: os pequenos cetáceos, como golfinhos e botos. Embora sob pressão de caça no mundo todo, eles não são protegidos pela CIB.

Essa falha ficou famosa ao ser exposta no documentário “The Cove”, que ganhou o Oscar. Ele mostra como funciona a matança e a captura de golfinhos no Japão, e teve sua exibição vetada no país.

“Até há um grupo de pequenos cetáceos na comissão científica da CIB, mas as discussões nele ainda não se revertem em decisões da CIB”, explica Fábia de Oliveira Luna, analista ambiental do Instituto Chico Mendes.

No Brasil, problemas envolvendo os animais não faltam. Na região Sul, as chamadas toninhas frequentemente são mortas acidentalmente ao ficarem presas nas redes de pescadores. Em todo o litoral, o boto-cinza ou tucuxi é capturado para virar isca de tubarão, enquanto, na Amazônia, o boto-vermelho é retalhado para atrair um bagre.

“No caso do boto-vermelho também há o turismo. As pessoas nadam com os animais. Além de alterar o comportamento e a alimentação deles, há doenças sendo transmitidas entre pessoas e botos”, explica Luna.

Se aprovada, a proposta impulsionar a pesquisa sobre pequenos cetáceos. O problema é que a ideia faz parte do pacote maior de medidas sobre a caça de baleias. Se nenhuma versão for aprovada, a proposta pode ser engavetada.

Fonte: Click PB (acessado em 24/06/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br