Agentes da 3ª Companhia da Polícia Ambiental de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, resgataram ontem à noite uma onça parda de apenas 15 dias. O animal foi encontrado andando às margens de uma estrada municipal que dá acesso ao município de Narandiba.
Os policiais resgataram o filhote e o levaram para a sede da unidade, onde ele recebeu os primeiros cuidados, permanecendo lá até a manhã de hoje. Depois, foi conduzido à Associação Protetora de Animais Silvestres (Apass), de Assis, que presta auxílio às entidades que se dedicam à pesquisa, fiscalização e preservação das espécies animais e vegetais.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o veterinário da associação, Danilo Peiti, examinou o filhote e confirmou que se tratava mesmo de uma onça parda (Puma concolor capricornienses). O filhote foi medicado, alimentado e, segundo o responsável pela Apass, Aguinaldo Marinho de Godoy, permanecerá na associação e será acompanhado por profissionais até estar apto a ser solto em seu habitat natural.
Fonte: Estadão (acessado em 02/08/10)