A Secretaria da Saúde de Limeira, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nesta semana, a) Campanha de Vacinação Antirrábica.
O lançamento da campanha foi realizado na sala de reuniões da Secretaria, com a participação do secretário da Saúde, Gerson Hansen Martins, e do coordenador e médico veterinário do CCZ, Paulo Eduardo Baraldi.
Com o objetivo de vacinar mais de 35 mil animais, Baraldi ressaltou a importância da vacinação, principalmente em gatos. “Todo mundo vacina os cães, mas acaba se esquecendo dos gatos. Os animais dessa espécie têm maior probabilidade de contrair a doença, devido à quantidade de carnes que comem nas ruas, que, em muito dos casos, é de morcego”, alertou Baraldi.
Como parte de uma técnica inovadora, a vacina, que nos anos anteriores era feita in ovo, hoje é produzida por cultivo celular. Por ser uma novidade, essa técnica pode causar efeito colateral em alguns animais. Segundo Baraldi, esse tipo de consequência é normal, pois há a introdução de um corpo estranho no organismo do animal.
“Em alguns animais, o local de aplicação fica sensível e dolorido, o animal pode ficar abatido e um pouco febril, mas é passageiro e sem riscos. Os efeitos podem durar até 24 horas”, explicou. O coordenador também orientou aos proprietários de animais a procurarem o plantão do CCZ caso haja alguma preocupação ou reação diferenciada do animal à vacina.
A primeira fase da Campanha será realizada somente na área urbana, entre os dias 19 de agosto e 8 de setembro, sempre das 8h às 16h. Já a zona rural receberá as doses após a Campanha na área urbana. As datas e locais ainda serão definidos e posteriormente divulgados. O CCZ lembra que a vacina é gratuita e os animais podem ser vacinados a partir dos três meses de idade.
Fonte: Canal Rio Claro (acessado em 05/08/10)