Triângulo do Sol e Apae de Matão reafirmam parceira de projeto com cães

A Triângulo do Sol renovou a parceria com a Apae de Matão para o projeto Companhia Cão em Ação, que preza pela qualidade de vida de alunos com necessidades educacionais diferenciadas. O projeto atende a 53 alunos que, divididos em turmas, participam de atividades monitoradas por uma equipe multidisciplinar no desenvolvimento da comunicação, socialização e memória dos participantes.

Segundo a fonoaudióloga da equipe, Thais Baldan Camargo, o apoio da Triângulo do Sol é fundamental para a continuidade do Companhia Cão em Ação, um projeto inovador na região de Matão. “Nós trouxemos essa alternativa de terapia para a cidade em 2007devido à adaptabilidade dos pacientes e aos bons resultados. Com o apoio, mantemos o adestrador, o material de consumo e material para as atividades”, disse.

A fisioterapeuta Marlene Schiavetto lembra que os resultados das sessões são perceptíveis. “Cada um tem seu tempo, suas limitações, mas percebemos a evolução de cada um deles na comunicação, socialização, coordenação motora e memória. Eles adoram.”

Todas as sessões são acompanhadas pela psicóloga da equipe Paula Poleto, que acompanha a interação das crianças com os animais e identifica eventuais alterações de comportamento. “Elas são muito transparentes e percebemos se algo mudou na rotina delas no jeito com que lidam com os cães ou respondem à terapia”.

A equipe também é composta pelo adestrador José Carlos Porto. Além de cuidar dos cães durante as sessões, ele faz a seleção em caso de desistência de algum animal. Hoje, a Companhia Cão em Ação conta com dez animais voluntários, todos vermifugados e devidamente acompanhados com visitas quinzenais ao veterinário. “É muito gratificante. A gente chega aqui e percebe que nossos problemas são muito menores. Vim para cá para aprender a viver”, revelou Porto.

Fonte: Portal Nacional (acessado em 06/08/10)

Relacionadas

imagem de um homem negro, segurando um gato branco.
imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br