O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba recebeu mais um resultado positivo de caso de raiva em morcego. De acordo com o órgão da Secretaria Municipal da Saúde, esse é o sexto caso registrado neste ano.
O animal foi recolhido na região central, imediações das ruas Ipiranga, Boa Morte, Dom Pedro I e Governador Pedro de Toledo. Os animais infectados com o vírus encontrados neste ano alimentavam-se de frutas ou insetos.
“Os animais capturados são frutívoros e insetívoros, e não hematófagos, que se alimentam de sangue”, esclarece Eliane de Carvalho, coordenadora do CCZ. O centro iniciou as ações para o bloqueio da circulação do vírus na terça e deve seguir até o final desta semana.
De acordo com Eliana, devem ser tomadas providências como vacinar ou revacinar de cães e gatos, e buscar informações referentes a pessoas ou animais que tiveram contato com morcegos nos últimos seis meses. O CCZ atende a todas as solicitações para orientações referentes ao manejo de morcegos registradas pelo telefone 156.
Fonte: Gazeta de Piracicaba (acessado em 19/08/10)