Água é alimento essencial para o suíno

Vital para todos os seres vivos, a água tem um papel fundamental dentro da suinocultura. Um suíno que consome água de forma insuficiente apresentará fezes secas, olhos profundos, pele desidratada, baixo consumo de ração e, nos casos mais graves, intoxicação por sal. Todos esses sintomas prejudicam não só o animal, mas também a qualidade da carne, gerando perdas econômicas. De acordo com informativo desenvolvido pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Julio Cesar Pascale Palhares, a água é responsável pelo transporte de nutrientes para as células do suíno, além de fazer a remoção de produtos e resíduos da célula.

A água também faz o balanço mineral e ácido do animal, protege seu sistema nervoso, lubrifica as articulações do suíno, controla sua temperatura corporal e auxilia a produção de leite nas matrizes. Esses fatores tornam a água um alimento essencial para o suíno. A água não é um recurso natural utilizado somente para remoção dos dejetos e limpeza das baias. “O líquido deve estar disponível em quantidade e qualidade, para que os suínos possam se desenvolver da melhor maneira”, explica o pesquisador da Embrapa Suíno e Aves, Julio Cesar Pascale Palhares.

Os animais podem ingerir uma quantidade de água entre 8 a 10% de seu peso corporal por dia. Cerca de 80% do corpo de um leitão é composto por água. Em um animal adulto, esse valor é de 50%. Os suínos, segundo o informativo, consomem de dois a 2,5 quilos de água por quilo de matéria seca de alimento.

“O suinocultor deve manejar sua água com o mesmo cuidado que maneja seus animais”, explica Palhares em seu informativo. “Dessa forma, ele terá água em quantidade e qualidade. Isso significa melhor condição sanitária do plantel, maior rentabilidade da produção devido a um ótimo desenvolvimento dos animais e excelente condição ambiental da propriedade em decorrência do uso correto desse importante recurso natural”, finaliza o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.

Fonte: Avicultura Industrial (acessado em 06/10/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br