A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) promovem no dia 14 de outubro, em São Paulo, o II Fórum Inovação Agricultura e Alimentos Para o Futuro Sustentável.
A proposta do evento é discutir o papel da ciência e da tecnologia para o aumento das safras, melhoria da qualidade e redução dos preços dos alimentos, além da garantia de uma produção sustentável. O fórum será realizado dentro da Semana da Alimentação, celebrada há 27 anos em mais de 180 países do mundo e que comemora a criação, em 1945, da FAO.
O médico veterinário moçambicano Hélder Muteia, nomeado em julho deste ano como representante da FAO no Brasil, abre o evento. Também participam da abertura o presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), João Sereno Lammel, e o vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Carvalho. Participam dos painéis Antonio Roque Dechen (Esalq-USP), Eduardo Daher (Andef), Jan Louis Galego (FSB Foods), Elisio Contini (Embrapa), Leonardo Myao (Grupo Pão de Açúcar), Neusa Brunoro (Universidade Federal de Viçosa), entre outros.
Dados da FAO indicam que o número de pessoas subnutridas no mundo teve, em 2009, a primeira queda em 15 anos, reduzindo de 1,023 bilhão para 925 milhões de seres famintos. Embora tenha havido uma redução de 98 milhões de pessoas, ou 9,6%, no total de subnutridos, o número continua alto, acima do objetivo estabelecido pelas metas do milênio, que seria reduzir pela metade o número de vítimas da fome no mundo até 2015. “Com uma criança que morre a cada seis segundos, devido à desnutrição, a fome continua sendo atualmente a maior tragédia e o maior escândalo da humanidade”, diz o diretor geral da FAO, Jacques Diouf.
Fonte: Pork World (acessado em 07/10/10)