A 49ª Exposição Agropecuária de Rio Preto gerou mais de R$ 12 milhões de reais em negócios durante dez dias de realização. Mais de dez mil pessoas passaram diariamente pelo Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto para acompanhar os julgamentos, passear, participar das palestras, negociar ou assistir shows.
Para o presidente da Expo Rio Preto 2010 e secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Moacyr Seródio, esta edição da feira foi muito positiva e recolocou Rio Preto no cenário do agronegócio nacional.
“Com a Expo deste ano nos credenciamos ainda mais para receber os grandes campeonatos. Em 2011, quando a feira completa 50 anos, estamos pensando em realizar três turnos de julgamentos porque teremos ainda mais animais na pista”, diz o presidente.
De acordo com Seródio, os julgamentos realizados em Rio Preto servirão de referência para as próximas etapas dos rankings estadual e nacional de cada uma das raças. “Rio Preto serve como base para os principais rankings do País. Esse é o ponto alto de toda exposição agropecuária”, afirma.
O criador de nelore mocho Luiz Porto Xavier diz que a feira cresceu muito e no ano que vem pretende dobrar o número de animais na pista. “A qualidade dos animais durante a feira estava muito boa. Poucas exposições reúnem tanta qualidade. A feira conseguiu reunir os maiores criadores do Estado e muitos negócios foram fechados durante o evento. Eu mesmo consegui vender nove reprodutores e ainda fiz muitos contatos que devem gerar futuros negócios”, diz.
Para os criadores de ovinos, a Expo Rio Preto também foi importante. O criador Jonas Sanchez, membro da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (Anpovinos), fez grandes e importantes negócios durante a feira. “Conseguimos movimentar cerca de R$ 50 mil durante a Expo. Fizemos muitos contatos que certamente vão resultar em mais negócios”, afirma Sanchez.
Não só os criadores saíram satisfeitos com a Expo Rio Preto 2010. Os empresários que apostaram no evento para promover suas marcas obtiveram bons resultados. Os mercados de alimentação, tratores e insumos agrícolas, por exemplo, tiveram um bom desempenho.
O 5º Seminário de Agronegócios realizado durante a Expo reuniu aproximadamente 500 pessoas, que puderam se atualizar sobre diversos assuntos do setor como borracha e abate de frangos, além de conhecer casos de sucesso.
Fonte: Rede Bom Dia (acessado em 21/10/10)