Nos dias 20 e 21 de outubro, Votuporanga sediará o III Encontro Estadual de Produtores de Leite. O evento tem como objetivo criar um ambiente de atualização e nivelamento de informações técnicas e de mercado, destacar os casos de sucesso do Estado e promover a integração entre produtores, entidades e indústrias ligadas ao setor.
Nesta terceira edição, o evento é realizado pelo Sebrae-SP, em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Votuporanga, com o apoio do Sistema Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp).
A programação será composta por temas que afetam diretamente a competitividade do produtor no campo, abordando assuntos decisivos para que o pecuarista de leite paulista tenha melhor posicionamento no mercado de lácteos.
O diferencial do evento é a presença da Mini Usina de Leite, que mostrará aos participantes como agregar valor ao produto e a importância de se produzir um leite de qualidade para um melhor rendimento e sabor dos produtos lácteos. Nela, serão fabricados, na hora, queijos frescos e bebidas lácteas, que poderão ser degustados pelos visitantes. A iniciativa também tem como objetivo conscientizar os produtores rurais sobre higienização e qualidade, além de demonstrar a possibilidade de se industrializar o leite a um custo acessível.
O Encontro Estadual de Leite foi lançado em 2008 para disseminar informações técnicas sobre a cadeia produtiva do leite e o mercado leiteiro, e promover a integração entre entidades, indústrias e produtores.
A última edição do Encontro foi realizada na cidade de Patrocínio Paulista e contou com mais de 600 participantes entre produtores, entidades de pesquisa, indústrias de laticínios, cooperativas e empresas de insumos agropecuários. “A escolha de Votuporanga para sediar a terceira edição do Encontro é um reconhecimento da importância que a pecuária leiteira da região, cuja produtividade e qualidade é superior a cada ano”, diz o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Marcos José Amâncio.
Fonte: Agrolink (acessado em 21/10/10)