Rebanho paulista é vacinado contra aftosa

Os pecuaristas do Estado de São Paulo terão o mês de novembro para vacinar bois e búfalos contra a febre aftosa. O rebanho paulista soma 11,5 milhões de cabeças, e desde 1996 não são registrados casos da doença no Estado.

De acordo com a chefe do Serviço de Saúde Animal de São Paulo, Patrícia Pozzetti, o lançamento oficial da campanha será no dia 9 de novembro, durante a IV Feileite 2010 – Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, no Centro de Exposições Imigrantes da capital. Para divulgar o período de vacinação, foram distribuídos sete mil cartazes nas 40 regionais de defesa agropecuária. “O objetivo é conscientizar todos sobre a importância da campanha”, destacou.

O Estado tem 645 municípios, que ocupam área de 24,8 milhões de hectares, e é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como livre de febre aftosa com vacinação. Patrícia Pozzette diz que para conseguir avanços nessa classificação e, futuramente, parar de vacinar o rebanho, a defesa agropecuária desenvolve ações focadas em vigilância ativa, por meio do controle e cadastro de rebanhos, fiscalização em eventos de concentração animal, controle de trânsito e imunização dos rebanhos.

Na primeira fase da campanha, em maio, o alvo foram animais com até 24 meses e a cobertura alcançou 97,3% do total. “Vamos reforçar as ações nos locais onde foi constatada uma queda no índice vacinação na etapa anterior”, afirma Pozzette. Aproximadamente 154 mil propriedades rurais com bovinos estão cadastradas no sistema oficial agropecuário paulista.

O pecuarista tem cinco dias úteis, após o término da etapa (até 7 de dezembro), para entregar o comprovante de vacinação em um escritório da Secretaria da Agricultura.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (acessado em 05/11/10)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40