Setor de graxarias debate responsabilidade ambiental

O Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Sub-Produtos de Origem Animal (Sincobesp) promove no dia 24 de novembro, em São Paulo, o Fórum de Responsabilidade Ambiental. O evento tem o intuito de debater o papel fundamental exercido pelo setor de graxarias para a preservação da natureza e as soluções encontradas por empresas do segmento para atender as rígidas normas ambientais e sanitárias, entre as quais se incluem as emissões de odores, resíduos sólidos e particulados, transporte de subprodutos, uso racional de energia e água.

“Estamos organizando esse evento com a expectativa de apresentar ao mercado novas soluções sustentáveis. Esperamos que os fabricantes independentes de ingredientes de origem animal tenham um posicionamento cada vez mais relevante em prol do meio ambiente e do bem-estar da população. Além disso, será uma ótima oportunidade para a troca de informações entre a cadeia produtiva e o órgão fiscalizador”, explica a assessora jurídica do Sincobesp, Valdirene Paes.

O setor de graxarias atua de maneira sustentável ao realizar a coleta seletiva e reciclagem de matérias-primas vindas de frigoríficos, supermercados e casas de carne, transformando-as em farinhas e óleos. Esses produtos são consumidos pelo mercado de rações animais, pela indústria de cosméticos e pela área de bioenergia. Por conta desse trabalho, é possível prevenir a proliferação de doenças, ratos e baratas, o aumento no número de resíduos levados aos aterros sanitários, a contaminação de lençóis freáticos e a instalação de mau cheiro. Outro ponto favorável à indústria é a utilização de equipamentos automatizados e modernos, que garantem a qualidade de produção sem provocar danos à natureza.

A agenda do Fórum de Responsabilidade Social conta com a participação de profissionais especializados nas áreas técnica e jurídica, como o secretário executivo da Câmara Ambiental do Setor de Abate, Frigorífico e Graxaria (CAAFG), da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Armando Brandini, a advogada especializada em meio-ambiente Adriana Fixel e advogada e representante do Sincobesp na CAAFG, Renata Castanho.

O Fórum será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a partir das 8h30. Para participar, o interessado pode se inscrever gratuitamente pelo site www.sincobesp.com.br ou pelo telefone (11) 3256 9173. As vagas são limitadas.

Fonte: Mecânica da Informação

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40