Aquicultura ganha laboratório interinstitucional de sanidade

O Instituto Biológico e o Instituto de Pesca inauguram no próximo dia 3 de dezembro, o Laboratório Interinstitucional de Sanidade em Aquicultura, na sede do Instituto Biológico. O laboratório foi idealizado para atender a demandas da aquicultura paulista e brasileira, setor de produção animal que mais progrediu nos últimos anos.

A ação será importante para o estabelecimento de programas de pesquisas, novos serviços e definição de políticas públicas voltadas à sanidade aquícola, com foco no crescimento sustentável do setor.

Devido ao seu grande desenvolvimento, a aquicultura brasileira é reconhecida como atividade pecuária. Embora ainda seja considerada por muitos como apêndice do setor pesqueiro, a aquicultura destaca-se como um dos segmentos agroindustriais mais bem sucedidos e economicamente atrativos do País. Esse rápido avanço está associado, dentre outros fatores, à introdução de espécies exóticas e ao uso de espécies nativas. Entretanto, as análises de risco dos animais cultivados evidenciam que as doenças ocasionadas por vírus, bactérias, parasitas e fungos, decorrentes de falhas de manejo, constituem fatores comprometedores da atividade.

O controle do estado de saúde dos organismos aquáticos criados em cativeiro é importante não só do ponto de vista bioecológico, mas também do ponto de vista econômico-financeiro. A criação do Laboratório de Sanidade em Aquicultura tem como objetivos detectar a presença de agentes patogênicos utilizando métodos recomendados pela Organização Mundial de Saúde Animal e cumprindo protocolos de microbiologia, histopatologia, hibridização in situ, PCR (Polymerase Chain Reaction) e Microscopia Eletrônica de Transmissão. O laboratório também vai habilitar técnicos da Secretaria de Agricultura nessas técnicas.

Com o treinamento e a implantação das técnicas, pretende-se suprir uma lacuna na detecção de doenças de organismos aquáticos, especialmente as de notificação compulsória, que atualmente são percebidas no Estado de São Paulo.

Fonte: Instituto da Pesca (acessado em 23/11/10)

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma tela de computador com texto DT-e

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br