Veterinários alertam para saúde bucal de cachorros

O mau hálito não precisa fazer parte do dia a dia do seu pet. Com a escovação diária dos dentes, ou pelo menos três vezes por semana, é possível deixar a boca do pet em dia.

Pior que o odor desagradável é o descuido da higiene bucal. O acúmulo de alimentos nos dentes dos animais, assim como nos humanos, causa tártaro, cáries, inflamações na gengiva e até doenças mais graves. As bactérias se aproveitam dessas disfunções para entrar na corrente sanguínea e atacar órgãos importantes, como o coração e o rim.

A doença periodontal acomete cerca de 85% dos animais adultos, num grau de moderado a severo, com o agravante de ser uma patologia sem cura. A boa notícia é que, como o homem trata cada vez mais o pet como membro da família, a escovação dos dentes dos animais tem se tornado um hábito comum para os donos.

“Há dez anos não havia um convívio tão próximo e íntimo dos donos com seus pets e a perspectiva de vida era menor do que hoje. Por isso, não havia tempo para o desenvolvimento das doenças periodontais”, explica a veterinária Ivana Carvalho.

A alimentação adequada também tem papel importante na saúde bucal. “Combinada a uma nutrição mais equilibrada, por meio do consumo de rações, a manutenção da saúde oral permite aos animais comer bem e aproveitar melhor os alimentos. Dessa forma, eles permanecem mais saudáveis ao longo da vida.”

Segundo o professor Germano Francisco Biondi, do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Botucatu, a limpeza deve começar a partir da dentição permanente do animal, que nasce por volta dos seis meses. “O pet deve ser acostumado ao hábito da escovação desde filhote. É preciso também lembrar que os gatos são mais arredios.”

No mercado, as opções de produtos específicos para os pets são vastas e sofisticadas. Há desde pasta de dente com sabor de frutas a salsicha, além dos enxágues bucais para casos em que há dificuldade para a escovação, como em animais bravos.

Fonte: Mídia News (acessado em 29/11/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40