O CRMV-SP chama a atenção de todos para uma questão muito importante neste período de férias: o abandono de animais. Muitas famílias que não têm condições de deixar seu animal de companhia em um hotel especializado ou mesmo com parentes acabam simplesmente abandonando seus pets nas ruas.
Além de ser crime, de acordo com a lei 9605/98, o abandono de animais traz uma série de prejuízos não apenas para o próprio pet, mas principalmente para a sociedade. Cães e gatos abandonados podem ser transmissores de diversas doenças como a leishmaniose e a raiva, causando grandes problemas à saúde pública.
Animais soltos nas ruas também podem causar sérios acidentes de trânsito, vitimando pessoas e os próprios animais. Os danos causados por esses acidentes aos cães e gatos envolvidos acabam sendo tão grandes que, em muitos casos, não há outra solução senão eutanasiá-los para evitar o prolongamento do sofrimento. O CRMV-SP é contra a eutanásia, a não ser em casos extremos, como doenças incuráveis e situações em que há grande sofrimento para o animal e não existe possibilidade de amenizá-lo.
Por isso, se você tem um animal ou está pensando em adquiri-lo, lembre-se de que ele é um ser vivo e precisa de um dono responsável. Eles não são objetos e não podem ser simplesmente descartados. Quando sair de férias, organize-se e, senão puder deixar seu pet em um hotel, peça a um parente, amigo ou vizinho que cuide dele. Também há vários hoteis que aceitam animais durante a estadia de seus donos.
Não se esqueça: posse responsável não tira férias. Cuide bem de seu animal de estimação e retribua todas as alegrias que ele dá a você e sua família o ano todo!