O Centro de Controle de Zoonoses de São Bernardo do Campo está em reforma. As obras estimadas em R$ 800 mil estão sendo executadas com recursos da Vigilância Epidemiológica do município transferidos pelo Ministério da Saúde. O término das obras está previsto para abril.
Inaugurado há apenas cinco anos, o CCZ, responsável pela prevenção e controle de zoonoses no município, já apresentava diversos problemas que comprometiam toda a estrutura predial, bem como as instalações elétrica e hidráulica, e colocavam em risco os trabalhadores e animais. “Embora essa intervenção inicial não se trate ainda da obra necessária, que demandaria ampliação e recursos que a administração não dispõe no momento, a prefeitura tem a intenção futuramente de promover um projeto de reforma geral da unidade”, explica o secretário de saúde, Arthur Chioro.
Para a coordenadora da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, Fabiana Paniagua, as melhorias no local dizem respeito a novas instalações elétrica e hidráulica, rede de esgotos, sistema de para-raios, reparo de infiltrações e alvenaria, além de conserto do telhado e terraplenagem no piquete dos animais de grande porte, e ainda readequação das baias dos animais de grande porte e no canil.
O atendimento não será interrompido durante a reforma. Fabiana Paniagua explica que as melhorias proporcionarão mais conforto e condições de trabalho aos funcionários, além de maior estrutura para o trato com os animais.
Fonte: DCI (acessado em 04/02/11)