Representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participaram nessa quarta-feira (16), no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de um encontro para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Câmara Setorial de Aves e Suínos. O objetivo central do evento foi definir ações e diretrizes que apontarão os rumos do plano estratégico do grupo, além da elaboração de uma agenda estratégica que irá nortear os rumos da suinocultura no Brasil e possibilitará melhores investimentos no setor.
A representante da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos, Sônia Azevedo Nunes, foi a responsável pela condução dos trabalhos. “Nossa intenção maior é elaborar e executar ações que possam, de fato, fortalecer o trabalho da Câmara em torno da cadeia produtiva de suínos. Iremos elaborar o Plano Estratégico, reunindo forças para superar os entraves do setor”, disse.
Os representantes da cadeia suinícola elencaram temas importantes e que precisam de ações efetivas imediatas, como o levantamento da produção no Brasil, o fortalecimento da defesa agropecuária e ações de marketing da carne suína no mercado externo e doméstico.
“É consenso entre os elos da cadeia a necessidade um levantamento de dados da produção, como número de matrizes, volume de abate e uma descrição dos estabelecimentos por região, Estado e município”, disse o conselheiro de relações de mercado da ABCS, Rubens Valentini. O diretor de Mercado Interno da Abipecs, Jurandi Machado, também presente no encontro, confirmou que, para a entidade, essa ação é primordial e já deveria ter sido executada.
As Câmaras contribuem com análise e informações que permitem a identificação das prioridades da agropecuária, o aumento da competitividade das cadeias, a agregação de valor aos produtos, as negociações internas ou externas e a defesa sanitária. No tema governança da cadeia, destaque das discussões, ficou acordado também que cada entidade deverá enviar seu posicionamento para que a Câmara encaminhe uma proposta única sobre o Plano Safra.
Já na área de marketing e promoção da carne suína, a Câmara buscará apoiar medidas de promoção comercial por meio de alianças estratégicas com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sebrae Nacional e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Já para o mercado interno, a proposta é ressaltar os aspectos positivos econômicos, sociais e ambientais, além dos benefícios nutricionais da carne suína para a saúde humana.
Segundo Sônia Azevedo, o encontro serviu para concretizar as diretrizes que vão orientar o grupo de trabalho. “O passo seguinte, após o Planejamento Estratégico, é avançar na prática, tendo por base aquilo que foi definido pelos representantes de cada instituição, para que as ações possam de fato ser executadas”.
Uma nova reunião será realizada ainda em março para discutir amplamente cada um dos temas elencados.
Fonte: Agrolink (acessado em 18/02/11)