O Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Mogi Mirim realiza nesta sexta-feira (18), no salão paroquial da igreja de Santa Cruz, u encontro técnico para padronizar os procedimentos técnicos em acordo com as normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT). O evento vai reunir veterinários do serviço regional de defesa agropecuária e veterinários particulares cadastrados e habilitados no programa.
“Será dada atenção especial à vacinação contra a brucelose. Os profissionais serão incentivados a aumentar o número de animais vacinados na área de atuação da regional, contribuindo para a diminuição da prevalência e da incidência da brucelose e da tuberculose bovinas no Estado de São Paulo”, afirma o diretor técnico regional da Defesa Agropecuária, Décio José Gottardo.
Prevalência
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária já iniciou a colheita de sangue para análise da brucelose e a aplicação da tuberculina para verificar a incidência da tuberculose nos rebanhos bubalinos e bubalinos.
O último estudo da prevalência para a brucelose foi realizado no Estado em 2001 e apresentou como resultado a prevalência de 9,7% em propriedades e 3,8% em animais. Para a tuberculose, esse é o primeiro estudo realizado.
Fonte: Coordenadoria de Defesa Agropecuária (acessado em 18/02/11)