O Zooparque Itatiba está comemorando o nascimento de filhotes de cobras dos milharais. De acordo com o Diretor do Zooparque, Hans Furrer, os bebês são criados durante muito tempo como animais de estimação e ficam praticamente domesticados. “Eles são acostumados desde cedo no manejo por seres humanos por serem utilizados nas apresentações de animais ao vivo e nos roteiros educacionais apoiados pelo Ressoar”, explica.
O biólogo responsável pelos animais do Zooparque, Rogério de Andrade, explica que a serpente é um ser dócil, além de não ser venenosa ela é mansa e possui mais de 90 padrões diferentes de cores e se alimentam tipicamente de ratos. “Ela vem sofrendo seleção natural há algum tempo. Nos Estados Unidos elas eram mortas por serem associadas às outras espécies de cobras e os milharais começaram a ser invadidos por ratos, então um biólogo do país começou a criar essas cobrinhas para salvar as plantações”, comenta.
O Zooparque Itatiba tem como objetivo mostrar uma seleção dos animais mais representativos do mundo em espaços que reproduzem seu habitat natural. O parque está aberto para a visitação todos os dias das 9h ás 17h.
Fonte: Portal Cães & Gatos (acessado em 01/03/11)