Embora os morcegos sejam animais importantes para o equilíbrio do meio ambiente, eles causam problemas nas cidades vivendo em forros e árvores, pois suas fezes podem transmitir doenças, como a histoplasmose. Quando infectados, esses animais também transmitem a raiva.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro, caso haja contato de cães e gatos com os morcegos, é preciso procurar imediatamente um medico veterinário ou o próprio CCZ.
Outra dica é nunca tocar nos morcegos. Caso algum seja encontrado caído no chão, o Centro de Controle de Zoonoses deve ser acionado para coletar ou capturar o animal, mesmo se estiver morto.
Se ocorrer qualquer tipo de contato ou agressão (mordida, arranhão ou lambedura), a pessoa deve procurar um serviço de saúde imediatamente.
Caso os morcegos se abriguem no forro das casas, é preciso retirar algumas telhas, acender uma lâmpada ou colocar telhas de vidro para que a luz entre e os afugente. Após a retirada dos morcegos do forro, deve-se limpar e desinfetar o local, umedecendo a superfície com uma solução de água e cloro, na proporção de meio litro de cloro para um litro de água. Nesse caso, é importante sempre utilizar máscara, botas e luvas. As fezes do animal devem ser retiradas, ensacadas e descartadas no lixo.
Para prevenir que os animais se abriguem nos forros, basta vedar frestas do telhado, telar as janelas, podar as árvores para aumentar a incidência de luz e retirar frutos das árvores, eliminando alimentos dos morcegos frugívoros.
Fonte: JC Rio Claro (acessado em 21/03/2011)