Donos de cães e gatos têm características diferentes

O embate clássico entre cães e gatos não fica restrito aos desenhos animados. Quando chega a hora de defender os bichos, os donos têm, na ponta da língua, os motivos que os fazem amar os seus e querer distância da outra espécie. Sem que eles percebam, os animais de estimação acabam influenciando o jeito de agir e reagir do dono, emprestando-lhes características que separam os criadores de caninos e de felinos.

“A personalidade dos animais e daqueles que os criam estão conectadas. Vão se estabelecer diferentes qualidades de relacionamento de acordo com a afinidade que cada um sente por determinada espécie”, diz a especialista em interação humano-animal e presidente da Associação Médico Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal (Amvebbea), Ceres Berger Faraco. Para ela, pessoas com maior afinidade por cães, por exemplo, podem até criar gatos, mas a comunicação entre o dono e o bichano não será a mesma. Até mesmo porque, afirma a veterinária, as expectativas criadas para cada bicho de estimação são diferentes.

A estudante de artes cênicas, Mikaella Dias, mora sozinha e tem como companheira uma gata, batizada de Noite. Apesar de ter criado diversos animais na infância foram os felinos que mais a cativaram. “Os gatos têm um comportamento misterioso, só que mais sincero que o dos cachorros. Só chegam perto de quem realmente gostam”, acredita Mikaella.

A personalidade forte dos gatos é definida pelo comportamento arisco deles ao preservar um espaço próprio. Essa foi uma das conclusões da veterinária Luciana Ribeiro Camargos em seu projeto de conclusão de curso na Universidade de Brasília (UnB). O objetivo da pesquisa era analisar o comportamento dos bichanos e sua interface com a personalidade dos donos.

“Aqueles que garantem não querer gatos rechaçam a personalidade independente deles. Enquanto os que criam gatos veem nessa independência um atributo positivo e primordial”, explica a Luciana.

Para realizar a pesquisa, a veterinária entrevistou 240 clientes do Hospital Veterinário da UnB, entre donos de cães, de gatos e de ambos. “Ainda existem muitos estereótipos sobre os felinos, especialmente entre aqueles que são donos de cachorros”, observou.

Entre os criadores de gatos, Luciana traçou algumas características que se repetem: eles são mais atenciosos quanto aos problemas de saúde do pet e mantêm-se mais informados sobre as necessidades dele.

A veterinária Ceres Berger Faraco observa que os donos de cachorro, em sua maioria, são pessoas mais amistosas que os donos de gato. Isso se deve muito à capacidade da espécie canina em garantir uma troca imediata de interação, o que faz com que seus criadores levem o mesmo comportamento para a vida particular.

Fonte: Zero Hora (acessado em 24/03/11)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40