A Escola Superior de Agricultura, a Esalq, da Universidade de São Paulo (USP), abre inscrições para o primeiro MBA em agronegócio à distância. A partir do segundo semestre deste ano, os interessados no setor vão ter aulas transmitidas em tempo real direto de Piracicaba, no interior paulista, para diversos polos de ensino.
A Esalq, em Piracicaba, tem mais de quatro mil alunos distribuídos em seis cursos de graduação, pós-graduação e MBA. A marca dos cinco mil alunos pode ser ultrapassada no segundo semestre deste ano, com a criação do primeiro MBA em agronegócio à distância.
“Nosso público está ficando muito difícil de alcançar. Hoje em dia temos uma demanda muito grande por cursos no Centro-Oeste e Norte do Brasil. Por isso, decidimos investir em cursos à distância. Foram cinco anos, incluindo a escolhada tecnologia e o preparo de materiais e professores”, afirma o coordenador do curso, Pedro Marques.
Serão 70 polos espalhados em vários Estados. Cada um deve ter entre 15 e 20 alunos. “Um grande esforço que tivemos durante todos esses anos de curso presencial foi adequar o conteúdo, não só para agrônomos, veterinários e zootecnistas, mas também para economistas, advogados, administradores de empresas e até jornalistas. O interessante é que o curso tem uma parte focada em economia e gestão e uma parte tecnológica”, diz o professor do curso Daniel Sonoda.
Em uma pequena sala, dois professores vão atender pelo menos 1,4 mil alunos espalhados pelo Brasil. Eles vão ter à disposição duas câmeras. O sinal será transmitido ao vivo, via satélite.
Mais informações sobre o MBA podem ser obtidas no site http://www.pecege.esalq.usp.br/2010.
Fonte: Canal Rural (acessado em 06/04/2011)