Parque estadual Xixová-Japuí, no litoral paulista, terá plano de manejo

O Parque Estadual Xixová-Japuí, localizado nos municípios de São Vicente e Praia Grande, no litoral paulista, terá um plano de manejo para evitar que atividades potencialmente poluidoras, como a portuária e as do Polo de Cubatão, prejudiquem sua biodiversidade local.

A razão é simples: o parque possui 457 espécies de vegetais, sendo 13 ameaçadas de extinção, e 319 espécies de animais vertebrados, entra as quais foram encontrados também botos e meros (espécie de peixe ameaçada). Apesar disso, apenas 8,5% do Xixová-Japuí pode ser caracterizado como zona primitiva, ou seja, aquela de mata totalmente preservada.

“Foi fixada uma área no entorno da Unidade de Conservação como zona de amortecimento”, diz o ex-membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) Jaques Lamac, , que fez apresentação sobre o assunto aos atuais conselheiros. Já o gestor do Parque, Joaquim de Marco Neto, explica que a elaboração do plano foi aberta ao público e teve a participação das prefeituras de São Vicente e Praia Grande, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).

A decisão de fazer um plano de manejo para o parque, criado em 1993 em área terrestre e marinha, foi do Consema e quase por unanimidade. Foram 32 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

Fonte: EPTV (acessado em 29/04/11)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br