Canicross começa a ganhar adeptos no Brasil

Recém-chegado ao Brasil, o canicross é um esporte para quem deseja ter momentos de lazer com seu cão. A prática consiste em uma corrida na qual o animal e o homem ficam unidos por uma guia. A principal regra do esporte é se divertir com o cachorro. Se correr sozinho já é prazeroso, imagine fazer isso com o seu cão.

Além da diversão, o esporte melhora o físico e ameniza o estresse. “Eu fico bem mais relaxado e minha cachorra parou de comer todos os objetos que via pela frente. Nós dois estamos bem mais tranquilos”, diz Paulo Razoni, praticante da modalidade há dois meses. Ele treina nos fins de semana com a labrador Esparta e a dobermann Atenas.

O canicross deve ser praticado em áreas espaçosas e, de preferência, arborizadas. O integrante do Grupo de Pesquisa Lazer ao Extremo (GPLE) João Luiz Torres aconselha que se treine em terrenos irregulares, se a intenção for participar de competições. Como as provas são realizadas em lugares desse tipo, os participantes devem se acostumar com o percurso.

O diretor técnico da Confederação Brasileira de Canicross, Dimas Meinerz, alerta que, para praticar a atividade, o cachorro deve ter, no mínimo, um ano de idade. Antes disso, a musculatura do animal ainda está se desenvolvendo e não deve ser forçada. Em relação ao ser humano, a indicação é para maiores de sete anos, pois crianças menores não conseguem controlar o cão durante a corrida.

Sem preconceitos

Diferente de outros esportes praticados com animais, o canicross não discrimina raça nem pedigree. Também não exige que o animal seja treinado. “Qualquer tipo de cachorro pode praticar. Esse é um esporte aberto tanto para o dog alemão quanto para o vira-lata”, diz Razoni.

Para participar das competições, solicita-se apenas que o cão seja sociável. Dessa forma, evita-se brigas entre os animais durante a prova. Para socializar os cães, os integrantes do GPLE formaram parceria com o canil da Polícia Militar. “Pedimos que eles ofereçam um curso de socialização de cães quando houver competições”, informa Torres.

Idade mínima

Segundo a Confederação Brasileira de Canicross, o cachorro deve ter pelo menos um ano de idade para praticar o esporte.

Dicas para praticar

A prática do canicross exige cuidados essenciais com o cão. Confira a lista abaixo.

• Ir ao veterinário para fazer avaliação da saúde do cachorro antes de começar a praticar o esporte.

• Treinar com o cão antes de participar de competições. Como as provas têm, no mínimo, 5 km de percurso, os dois devem se acostumar a correr longas distâncias.

• Não alimentar o cachorro antes de praticar canicross. Como acontece com o homem, o animal fica indisposto logo após ingerir alimento.

• Esperar um tempo para alimentar o animal se ele ficar muito ofegante após praticar o esporte.

Fonte: Jornal O Povo (acessado em 11/07/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40