Avicultura de postura norte-americana se prepara para o fim da gaiola convencional

Antecipando-se à verdadeira babel que pode ocorrer no setor, caso cada um dos 50 Estados norte-americanos baixe sua própria legislação buscando o bem-estar das poedeiras na produção de ovos, a União dos Produtores de Ovos dos EUA (UEP, na sigla em inglês) firmou acordo com a Sociedade Humanitária dos EUA para, em conjunto, elaborarem regulamentação a ser transformada em lei federal aplicável a todas as poedeiras criadas no país, hoje estimadas em 280 milhões de cabeças. Porém, o mais destacável nesse acordo é a aceitação, pela UEP, do fim das gaiolas convencionais. A entidade só faz uma exigência: tempo suficiente para a substituição.

No entender das duas entidades, a legislação federal deverá, entre outras exigências, determinar a substituição das gaiolas convencionais (hoje adotadas por mais de 90% do setor de postura norte-americano) pelas gaiolas enriquecidas, proporcionando à poedeira o dobro do espaço hoje disponível. Mas isso requer tempo (uma década e meia é o previsto no documento) e investimentos (estimados por ora em US$ 4 bilhões). É prevista, também, a proibição da muda forçada.

Se a proposta for aprovada pelo Congresso, será a primeira vez que uma lei federal abordará questões relacionadas ao tratamento dos animais na produção industrial. Da mesma forma, a nova legislação poderá substituir leis estaduais, inclusive aquelas que já foram aprovadas no Arizona, Califórnia, Michigan e Ohio. Na Califórnia, através de um plebiscito, o então governador Arnold Schwarzenegger conseguiu a aprovação de uma proposição que proíbe o uso das gaiolas convencionais no estado a partir de 2015.

Fonte: AviSite (acessado em 13/07/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40