São Paulo vacina 97,67% dos animais com até 24 meses contra aftosa

Na primeira etapa da campanha de vacinação de 2011 contra a febre aftosa no Estado de São Paulo, realizada durante o mês de maio, foram imunizadas 97,67% das 4,7 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com idade até 24 meses existentes. Em maio de 2010, o índice alcançado foi de 97,25% dos animais vacinados. O Estado completa 15 anos sem registro de casos de febre aftosa.

“De acordo com o código terrestre da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) as regiões ou Estados considerados livres da febre aftosa com vacinação devem ter no mínimo 80% de vacinação dos animais. No fechamento da campanha, nenhuma das 40 regionais de defesa do Estado registrou índice de vacinação abaixo de 80%. Esses números nos dão uma boa segurança, inclusive com um lastro”, afirma o diretor da Defesa Sanitária Animal, João Carlos Renofio Hoppe.

Terminada essa etapa, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado, começa a visita aos retardatários, Caso possuam animais que deveriam ser vacinados e não foram, o proprietário será notificado e receberá um auto de infração. Além disso, a vacinação assistida será marcada.

O objetivo é que 100 % dos animais nessa faixa etária sejam imunizados. As penalidades serão de R$ 87,25 para os que não vacinarem e R$ 52,35 por cabeça para os que deixarem de comunicar.

“A expectativa de manter o índice de cobertura vacinal superior ao registrado na etapa de maio passado foi confirmada. O criador está consciente da importância de proteger seus animais”, afirma o coordenador da Defesa Agropecuária, Cláudio Alvarenga de Melo.

Fonte: ABN News (acessado em 10/08/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40