Barulho de transporte marítimo pode afetar animais marinhos

Pesquisadores e oceanógrafos suspeitam que as atividades humanas em alto mar estejam prejudicando a saúde e o comportamento da vida marinha. Tudo devido ao excesso que barulho que os meios de transportes marítimos humanos produzem. Ruídos que, aliás, multiplicaram-se nas últimas décadas.

Por esse motivo, começou ontem, em Paris, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), um encontro para discutir o projeto “Experimento Internacional Oceano Silencioso”. Participam cientistas marinhos, representantes do setor privado e estabelecimentos militares.

Para se ter idéia do prejuízo causado pelo excesso de ruídos nos oceanos, muitas espécies marinhas dependem do som como fonte de informação ambiental na mesma proporção em que os seres humanos dependem da visão.

Segundo a Rádio ONU, as pesquisas nesse campo, que ainda são poucas, mostram que o aumento dos níveis de ruído e alguns sons em particular estão alterando o comportamento de animais marinhos e até mesmo reduzindo a sua capacidade de realizar funções vitais, como encontrar comida, buscar companheiros ou evitar predadores.

Umas das formas de alteração foi percebida a partir da constatação de que várias espécies de baleias aumentaram o volume dos sons através dos quais se comunicam umas com as outras.

O “Experimento Internacional Oceano Silencioso” é organizado pelo Comitê Científico de Pesquisa Oceânica e pela Parceria para Observação Global dos Oceanos. O encontro em Paris termina nesta quinta-feira.

Fonte: Rádio Vaticano (acessado em 31/08/2011)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40