OIE reforça pedido de atenção contra nova variante do vírus H5N1 da Influenza Aviária

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) emitiu comunicado em que ratifica a identificação de uma nova variante do vírus H5N1 da Influenza Aviária, o chamado “clado 2.3.2.1”, cuja descoberta foi anunciada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A OIE afirma estar acompanhando de perto, ao redor do mundo, a evolução da doença em aves domésticas e silvestres.

Diz o comunicado:

“Sabe-se que os vírus A da Influenza, tanto os que afetam humanos como animais, sofrem continuadamente pequenas mudanças genéticas. O surgimento do clado 2.3.2.1 do H5N1 é uma mutação genética natural da evolução do vírus. Seu aparecimento não é causa imediata de alerta. Mas o simples aparecimento de uma nova cepa reforça a necessidade de um monitoramento contínuo da presença do vírus nas populações animais, o que permite não só a detecção precoce das mudanças ocorridas, mas também a escolha de estratégias de controle sanitário mais adequadas para a proteção da saúde animal e pública.”

Com esse objetivo, a OIE recomenda manter vigilância ativa sobre as populações aviárias e incentiva os serviços veterinários oficiais a se prepararem para notificar, agir e responder rapidamente a eventos sanitários incomuns e capazes de ocasionar doenças mais graves nos animais ou que possam representar risco para o homem.

A exemplo do que é feito com as vacinas contra a gripe humana, cuja formulação é revista anualmente, também as vacinas contra gripe aviária precisam ser testadas regularmente para avaliar se combatem efetivamente o vírus circulante no campo. Os laboratórios de referência da OIE e seus parceiros participam ativamente dessa monitoria e do desenvolvimento contínuo de vacinas de boa qualidade(*).

Exemplo disso é que o laboratório de referência da OIE em Harbin, na China, já dispõe, embora em condições experimentais, de uma nova cepa vacinal voltada especificamente para o clado 2.3.2.1 do H5N1. Os processos de registro e de produção da nova vacina estão em andamento. Uma vez disponível, o produto será enviado para os países onde a nova variante já foi detectada.

As diretrizes da OIE e da rede OFFLU (www.offlu.net) para a detecção precoce e resposta rápida a eventos de saúde animal têm se revelado fundamentais na prevenção e controle da Influenza animal, com implicações positivas para a saúde pública. A OFFLU, iniciativa conjunta da OIE e da FAO, é uma rede global que integra especialistas em Influenza animal. A rede também fornece para a Organização Mundial de Saúde (OMS) informações regulares sobre a situação da gripe animal, auxiliando na seleção de potenciais vacinas contra a gripe humana.

(*) Como muitos países afetados pelo H5N1 optaram pela vacinação, a ciência continua sua luta em busca de uma vacina 100% eficiente. Mas está difícil, talvez porque o vírus sofra constante mutação. Parece, entretanto, que a vacinação não é o caminho ideal: pesquisas demonstram que a melhor forma de erradicação do vírus é o sacrifício sanitário.

Fonte: AviSite (acessado em 13/09/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40