Praças de pedágio da BR-153 estão distribuindo cartilhas educativas sobre tráfego de animais aos usuários no trecho entre Icem e Ourinhos. A ação faz parte da campanha “Denuncie o tráfico de animais na rodovia – Coloque quem realmente merece estar atrás das grades”, promovida pela Transbrasiliana Concessionária.
“O material tem como objetivo aumentar o número de denúncias e orientar sobre como evitar o tráfico de animais silvestres, hoje apontado como uma das maiores ameaças à natureza. Além disso, traz o telefone da linha verde do Ibama”, afirma Diogo Rocha, do setor de comunicação da empresa. O telefone para denúncias é o 0800 618080.
Na região de Marília, neste ano, foi efetuada uma apreensão relativa ao tráfico de animais. No dia 24 de setembro, 90 filhotes da espécie papagaio verdadeiro foram encontrados no porta-malas de um carro em Ourinhos por policiais rodoviários federais. Na ocasião, um homem foi detido e liberado após prestar depoimento. Pelo crime, ele pode pegar até um ano de prisão, além do pagamento de multa.
Fonte: Diário de Marília (acessado em 24/10/2011)