A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza hoje audiência pública para discutir o uso de ivermectinas em bovinos, suínos e outros animais. A ivermectina é uma droga antiparasita de amplo espectro, tradicionalmente utilizada no combate a verminoses, mas que passou a ser usada contra ácaros, carrapatos e algumas espécies de piolhos.
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que propôs a audiência, quer discutir o risco do uso da substância para os animais e para a saúde humana. O objetivo, segundo ele, é avaliar principalmente o impacto da substância na produção de carne.
“Com frequência, tem sido relatado por pecuaristas de várias regiões do Brasil problemas com a eficácia dessas drogas nos controles das parasitoses bovinas, além das restrições internacionais em razão de possíveis resíduos na carne para consumo humano”, argumenta Lorenzoni.
Foram convidados para o debate o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Antenor de Amorim Nogueira, o coordenador do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária, Francisco Sérgio Jardim, o chefe da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, Ricardo Pinto, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Antônio Jorge Camardelli, e o professor Cerqueira Leite, representante da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.
Fonte: Agência Câmara (acessado em 08/11/2011)