Comissão discute uso de ivermectinas no controle de parasitas

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza hoje audiência pública para discutir o uso de ivermectinas em bovinos, suínos e outros animais. A ivermectina é uma droga antiparasita de amplo espectro, tradicionalmente utilizada no combate a verminoses, mas que passou a ser usada contra ácaros, carrapatos e algumas espécies de piolhos.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que propôs a audiência, quer discutir o risco do uso da substância para os animais e para a saúde humana. O objetivo, segundo ele, é avaliar principalmente o impacto da substância na produção de carne.

“Com frequência, tem sido relatado por pecuaristas de várias regiões do Brasil problemas com a eficácia dessas drogas nos controles das parasitoses bovinas, além das restrições internacionais em razão de possíveis resíduos na carne para consumo humano”, argumenta Lorenzoni.

Foram convidados para o debate o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Antenor de Amorim Nogueira, o coordenador do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária, Francisco Sérgio Jardim, o chefe da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, Ricardo Pinto, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Antônio Jorge Camardelli, e o professor Cerqueira Leite, representante da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.

Fonte: Agência Câmara (acessado em 08/11/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40