Interesse das mulheres pelo agronegócio aumenta concorrência em cursos voltados ao campo

Nos meses de dezembro e janeiro, são realizados vestibulares em todo o País. Para quem procura cursos relacionados à agropecuária, diversas são as opções. A diretora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Maria Cristina Thomaz, diz que agronomia, zootecnia e medicina veterinária são os três principais cursos oferecidos para quem pretende trabalhar na área. Desses três, a medicina veterinária é a mais procurada, segundo ela, devido ao aumento do interesse de mulheres pelo curso.

“O perfil do aluno da veterinária mudou. Antigamente, quando você pensava em cursos voltados ao agronegócio, você sempre pensava em jovens do sexo masculino prestando vestibular. Na veterinária, é marcante essa mudança. Neste vestibular para 2012, estamos com mais que o dobro de meninas inscritas para concorrer a uma vaga no curso. Temos visto que, das 50 vagas oferecidas na veterinária, entram cerca de 38, 40 meninas”, diz ela.

Na Unesp, Maria Cristina diz que outro curso bastante procurado é o de agronomia, voltado especificamente ao agronegócio e ao crescimento. O curso de zootecnia, também muito disputado, é voltado especificamente à produção animal.

“O crescimento do agronegócio fez com que os jovens procurassem mais esses cursos voltados ao campo. Vimos, nos últimos anos, um crescimento bastante expressivo na relação candidato/vaga na procura pelo vestibular”, afirma.

Fonte: Canal Rural (acessado em 15/12/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40