Conheça os cuidados para proteger o seu pet das doenças de verão

Férias, sol e muito calor. O verão está aí, e como é agradável passar momentos de descontração com o animal de companhia. Porém, é preciso proteger o pet de algumas doenças típicas desta época do ano, principalmente as transmitidas por carrapatos, mosquitos e pulgas. Segundo a médica veterinária Elisa Matie Nishi, as altas temperaturas e a umidade favorecem a replicação desses insetos transmissores de doenças.

Conheça as principais doenças de verão:

Erliquiose ou “doença do carrapato”

Trata-se de uma infecção transmitida por carrapatos contaminados por bactérias do gênero Ehrlichia. “Os sintomas mais comuns são anemia, febre, falta de apetite, apatia, problemas neurológicos e gastrointestinais, entre outros”, aponta Elisa. Segundo a veterinária, a enfermidade, muito comum entre os animais da região, pode levar à morte.

Dirofilariose ou “doença do verme do coração”

É transmitida por meio de picadas de mosquitos que transmitem o parasita Dirofilaria immitis, uma larva que se instala no coração dos cães, se desenvolvem tornando-se adultos, causando insuficiência cardíaca.

Tênia

As pulgas transmitem este parasita intestinal. Os sintomas mais comuns são irritação anal, diarreia com muco e sangue. Grande infestação pode levar a crises convulsivas.

Prevenção e tratamento

A melhor forma de combater as doenças típicas de verão é a prevenção. O ideal é utilizar os medicamentos adequados, sob recomendação de um veterinário. Coleiras e produtos com repelentes também ajudam a afastar os insetos. É necessário ainda redobrar os cuidados com a limpeza e higiene do local onde o cão vive, como canil, casinha e cama, pois somente 5% das pulgas existentes estão no animal e 95% no ambiente.

“Caso o pet já esteja infestado pelos parasitas, a orientação é levá-lo a uma clínica para a remoção dos mesmos e recebimento de diagnóstico e tratamento adequado, feito com vermífugos ou antibióticos”, explica Elisa.

Outro alerta é com a exposição ao sol. “Evite caminhadas e exercícios sob o sol forte com o animal, pois podem causar problemas como insolação, queimaduras e desidratação. Não esqueça de oferecer muita água ao seu pet”, diz a veterinária.

Fonte: Planeta Sercomtel (acessado em 07/02/2012)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br