A Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV/ CFMV) e a Coordenação Geral de Residência em Saúde do Ministério da Educação (MEC) estiveram reunidas na manhã de hoje, na sede do CFMV, em Brasília, para debater a importância da Residência para a Medicina Veterinária e a definição da programação do IV Seminário de Residência, que será realizado no próximo ano.
No debate, foram tratados alguns assuntos como a autorização e o reconhecimento de bolsas de estudos, questões mínimas para Residência e validação de certificados. Além dos membros da Comissão de Residência do CFMV, estiveram presentes a coordenadora dos Programas de Residência do MEC, Sônia Regina Pereira, e a equipe técnica composta por Flávia de Almeida e Bruna Borges.
De acordo com dados divulgados pelo MEC, em 2012, foram contabilizados 132 programas de Residência em Medicina Veterinária. Para o próximo ano, estão previstas 2.066 vagas em programas profissional e multiprofissional. As bolsas de estudos nas Universidades Federais são financiadas pelo MEC. As instituições de ensino estaduais, municipais e particulares têm feito um processo de regulação para obter autorização e reconhecimento dos programas de Residência para emissão dos certificados.
2013
A programação para o IV Seminário da Residência em Medicina Veterinária começa a ser definida. O evento está previsto para o mês de abril de 2013, na cidade de São Paulo. Para o presidente da Comissão, Benedito Dias Filho, o encontro garantiu um maior entendimento entre o CFMV e o MEC. “Foi muito positiva esse reunião, pois tivemos esclarecimento de muitos processos e que a parceria entre o Conselho e o MEC possa se intensificar ainda mais”, avaliou.
Fonte: Portal CFMV.