A população de Barueri (SP) pode ajudar a prefeitura a cuidar de animais silvestres encontrados na cidade, e encaminhar para tratamento adequado no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) – mantido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri.
São 850 m² de área construída, em um terreno de 2 mil m² localizado no bairro dos Altos, ao lado do Viveiro Municipal. O centro conta com ambulatório veterinário, sala de internação para pequenas intervenções, berçário para filhotes e área de reabilitação para animais em condições de retornarem à natureza. Numa parceria com a Tecnisa, o Cetas tem capacidade para receber 3.000 animais/ano.
A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri orienta a população para casos de aparecimento de animais silvestres nas áreas urbanas, próximo às residências. É importante que o cidadão, caso encontre um animal silvestre, não chegue perto e nem ofereça alimentos.
Na maioria das vezes, o animal retorna ao seu habitat por conta própria, geralmente ao escurecer. Caso o animal esteja dentro da residência, ferido ou oferecendo riscos, o mais indicado é entrar em contato com a Defesa Civil ou a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente para que o animal seja recolhido.
Denúncias podem ser feitas à Polícia Ambiental pelo telefone 190; na Secretaria de Meio Ambiente de Barueri, 0800 771-9919; ou no Ibama, 0800 61 -8080.
Fonte:Notícia Animal