O público que passou pela Ação Global, no dia 18 de maio, surpreendeu-se com a proposta das tendas dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. Engajados em defender a fauna e a biodiversidade brasileira, a participação em evento organizado pela Rede Globo e Sesi marcou o pré-lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens, tema do 45º ano de atividade do Sistema CFMV/CRMVs. As participações foram no Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, praças em que o CFMV foi convidado a atuar.
Aproximadamente oito mil pessoas foram atendidas nos espaços do Sistema CFMV/CRMVs. Cada praça contou com dois profissionais voluntários da Medicina Veterinária, que estiveram à disposição, durante todo o evento, para orientar os interessados sobre os animais, suas peculiaridades e curiosidades. Os médicos veterinários apresentaram documentários que mostram como funciona o tráfico de animais e a importância das suas profissões para o bem-estar de todos e, ainda, distribuíram cartilhas confeccionadas especialmente para a ocasião.
As crianças, de forma lúdica, foram esclarecidas sobre como o tráfico de animais selvagens ameaça a biodiversidade e o patrimônio natural do Brasil. Para a atividade, foram contratados animadores infantis que passaram o dia contando histórias especiais sobre o tema. Os animadores fizeram, ainda, pintura no rosto das crianças e deram um colorido a mais ao ambiente com a “balão-mania” (brincadeira que propõe a criação artística de animais por meio de balões). Essa foi uma primeira ação da campanha que será expandida para todo o País, com diversas ações programadas para o ano.
Saiba mais
A Ação Global é uma atividade social do Sesi e da Rede Globo que, em seus 18 anos de história, já prestou mais de 41 milhões de atendimentos. Juntamente com outros parceiros, os organizadores somam esforços para oferecer serviços nas áreas de educação, alimentação, saúde, esporte, lazer, cultura e cidadania para a população.
Fonte: Portal do CFMV (acessado em 27/05/2013).