O Grupo Técnico de Limite Máximo de Resíduos para Medicamentos Veterinários (GRTV), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) se reuniu, na tarde da quarta-feira (19/06), para finalizar as demandas do Brasil que serão levadas em agosto à reunião do Codex Alimentarius – a Comissão da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – que será realizada nos Estados Unidos.
Representante do CFMV no GRTV, a médica veterinária Dra. Silvana Gorniak, afirmou que a normatização do limite de resíduos da substância Ivermectina – antiparasitário que é largamente utilizado na Medicina Veterinária, especialmente em países tropicais – será um dos pontos mais importantes para a próxima reunião. “Se pensarmos que um terço do PIB brasileiro é oriundo da agroindústria, é de extrema importância para o Brasil esta discussão. Hoje, somos o líder mundial em exportação de produtos de origem animal e já conquistamos um lugar estratégico das definições do Codex”, ratifica.
O uso veterinário de antibióticos também estará na pauta da reunião e o Brasil levará pesquisas científicas que comprovam os benefícios do uso da medicação e a questão da segurança na ausência de resíduos. “As conquistas do grupo refletirão em benefício para os produtores, empresários do setor e para o giro da nossa economia, pois os nossos produtos são muito competitivos lá fora”, declarou a Dra. Silvana.
Fonte: Portal do CFMV (acessado em 25/06/2013).