CRMV-SP fala em entrevista ao Canal Rural sobre atualização do Riispoa

A atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) tem sido alvo de discussão pelos órgãos envolvidos. Médicos veterinários e professores de universidades afirmam que o maior problema é a proposta de autorregulação.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Francisco Cavalcanti de Almeida afirmou, em entrevista ao Canal Rural, a importância do médico veterinário como Responsável Técnico nas fazendas. “Hoje, a gente defende que cada fazenda tenha o seu médico veterinário responsável. De ele assumir as responsabilidades, desde a aplicação de medicamentos até o manejo dos animais, preservando sempre o seu bem-estar. Isso é uma conduta que nós temos que batalhar. Ainda é deficitário em São Paulo, como em alguns outros Estados do Brasil”, disse o presidente.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a cadeia de suínos e aves, acredita, por exemplo, que é preciso dividir as responsabilidades na hora de garantir a qualidade dos produtos que saem das indústrias. “Ele (o Riispoa) foi todo feito com o objetivo do governo ser o responsável pela qualidade e segurança dos alimentos de origem animal para o consumidor. E, na realidade, existe uma responsabilidade compartilhada. Quem produz a partir de uma legislação que o Brasil tem, que é a Lei de Defesa do Consumidor, quem produz o produto, produz o alimento, tem responsabilidade sobre aquilo que produz. Então, o Riispoa precisa se adequar a este processo”, diz o vice-presidente do setor de suínos da ABPA, Eduardo Saldanha Vargas.

Para conferir a entrevista na íntegra, clique aqui.

Relacionadas

mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista
Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40