A Rússia deve estar entre os cinco maiores compradores da carne de frango do Brasil no mês de outubro. A avaliação é da Associação Nacional de Proteína Animal (ABPA), que além do setor, representa a indústria de suínos.
De acordo com a entidade, só em setembro, os embarques para o país chegaram a 20,9 mil toneladas, gerando um faturamento de US$ 51,7 milhões. Nos dois casos, o crescimento é de mais de 200% em relação ao mesmo período do ano passado. A participação do mercado russo nas exportações brasileiras de carne de frango é de 5,8% em volume e de 7,2% na receita.,/p>
“Mantido o ritmo atual, os embarques para a Rússia deverão superar, em outubro, a barreira das 30 mil toneladas mensais, colocando o país entre os cinco maiores importadores no mês. Esta é uma tendência que deve perdurar em 2015”, destaca o vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin, em nota da entidade.
De uma forma geral, as exportações de carne de frango (considerando frango inteiro, cortes, processados e salgados) brasileiras totalizaram 359,1 mil toneladas em setembro, volume 18,9% maior que em setembro de 2013. Em receita, a elevação foi de 23,8%, chegando a US$ 715,9 milhões.
Entre janeiro e setembro, as exportações atingiram 2,965 milhões de toneladas, 3,5% a mais que nos nove primeiros meses do ano passado. Em receita, entretanto, houve queda de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: Globo Rural