Iniciativa privada do Brasil e da China assinam acordo de cooperação comercial

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação de Inspeção e Quarentena da China (CIQA) – órgão vinculado à Administração de Supervisão de Qualidade Inspeção e Quarentena (AQSIQ), equivalente à Secretaria de Defesa Agropecuária brasileira) – assinam hoje (14/11), em Pequim (China), um acordo de cooperação sobre o comércio de carne suína e de frango.

O vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin, representará a entidade na assinatura do acordo, que contará com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro, Neri Geller e do Secretário de Relações Internacionais do ministério, Marcelo Junqueira.

Com o objetivo de estimular o comércio de produtos avícolas e suinícolas entre os dois países, o acordo estabelece parâmetros de cooperação em negócios. Por meio dele, brasileiros e chineses colaborarão com a troca de informações que contribuam para a ampliação do comércio entre os dois países – como legislações, requerimentos técnicos e outros.

Além da troca de informações, o acordo envolve programas de treinamento, realização de conferências conjuntas periódicas, consultorias, visitas, intercâmbio de estatísticas e medidas de combate a fraudes nas exportações.

“A China é um mercado consolidado para a carne de frango brasileira e está aumentando sua importância para as agroindústrias de carne suína. Por meio deste acordo de cooperação, queremos intensificar nossas relações e fortalecer a confiança chinesa nas relações comerciais com o setor exportador de aves e suínos do Brasil”, destaca o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

A CIQA detém acordos semelhantes com entidades das cadeias produtoras de aves, suínos e bovinos da Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Europa.

No encontro, a ABPA buscará também habilitar novas plantas avícolas e suinícolas para exportação. Atualmente, são 29 plantas habilitadas para embarcar carne de frango ao território chinês.

Fonte: ABPA

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40