Zoológico de Itatiba tem primeiro filhote de lêmure nascido no Brasil

O primeiro filhote de lêmure nascido no Brasil é o novo morador do zoológico de Itatiba (SP). O animal, que é originário da ilha de Madagascar, na África, já está em exposição para os visitantes do parque. A vinda dos animais para o país faz parte de um projeto de conservação da espécie.

Os lêmures, em Itatiba, vieram da Áustria há cerca de cinco meses e, para a satisfação dos biólogos e dos visitantes do parque, adaptaram-se tão bem ao espaço que já se reproduziram. “Para importar os animais e fazer a adaptação deles, levou um bom tempo, mas o que a gente julgava ser mais difícil, que era a reprodução, acabou se tornando a mais fácil”, explica o biólogo do zoológico, Felipe Garcia.

Os visitantes que já passaram pelo recinto dos lêmures no zoológico tiraram fotos do animal para guardarem de recordação. “Eu nunca tinha visto o lêmure fora do filme, é muito interessante”, disse o estudante Henrique Francisco Alves, de 10 anos.

Os lêmures ganharam fama de festeiros no filme “Madagascar”, mas, na realidade, têm temperamento dócil, além de serem muito inteligentes. A espécie corre risco de desaparecer por conta do desmatamento da Ilha de Madagascar e o tráfico ilegal. Para evitar a extinção, os animais que continuarem a se reproduzir em cativeiro logo devem ser reintegrados à natureza na ilha africana.

Fonte: Ambiente Brasil.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed