Banco de tumores de animais silvestres poderá contribuir para estudos sobre câncer em humanos

Projeto desenvolvido pelo Parque Zoológico de São Paulo, em parceria com o Hospital A.C. Camargo Câncer Center, conta com o apoio do CRMV-SP

Anualmente cerca de 14 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer e este número deve aumentar nas próximas duas décadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a maior causa de mortes no mundo. Mas a doença não ocorre apenas em seres humanos, pois tumores também são comuns nos animais.

Pensando nisso, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP), em parceria com o Hospital A. C. Camargo Câncer Center, e apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e da Sociedade Paulista de Zoológicos (SPZ), desenvolveu um biobanco, infraestrutura pioneira na América Latina para estudo de neoplasias em animais silvestres, que tem como objetivo entender melhor a interconexão da doença entre animais, humanos e meio ambiente.

O projeto, intitulado Biobanco de Tumores e Tecidos de Animais, faz parte de um programa multidisciplinar de pesquisa em saúde ambiental que envolve tecnologia genética na conservação de espécies ameaçadas da fauna brasileira e que abrange as áreas de microbiologia, fisiologia, comportamento, medicina veterinária e educação ambiental. “O conhecimento gerado por meio dessa iniciativa poderá influenciar gerações de alunos e pesquisadores a pensar de maneira mais global para resolver problemas antigos e novos na interface entre o ser humano e animais”, disse o médico-veterinário e diretor técnico-científico da Fundação, João Batista da Cruz.

A iniciativa de criar um biobanco com amostras de tumores de animais começou a tomar forma em 2012, motivada pela morte da hipopótamo Teteia, que viveu 53 anos e foi diagnosticada com um raro caso de sarcoma com metástases nos pulmões, coração e linfonodos. Contudo, Teteia não foi o único animal do Zoo acometido pela doença. Em dez anos, foram registados 30 casos de câncer em mamíferos, seis em répteis e sete em aves. Pelo menos 300 amostras de tumores da FPZSP estão guardadas no biobanco do A.C. Camargo para serem utilizadas para pesquisas.

O programa também estará aberto para profissionais que trabalham com animais domésticos e silvestres, de produção e em clínicas e criadouros. O CRMV-SP ficará responsável por promover treinamento aos médicos-veterinários interessados em encaminhar kits de armazenamento de amostras para serem analisados pelas instituições. “A prevalência de câncer em cães e gatos têm aumentado e gera maior atenção dos proprietários. A extensão do projeto para animais domésticos e de criadouros aumentará a procura por oncologistas veterinários, o que será positivo para a classe”, enfatiza o presidente do CRMV-SP, Dr. Mário Eduardo Pulga.

Por meio dos estudos das amostras, a Fundação desenvolverá um levantamento confiável de neoplasias que ajudará no tratamento clínico de animais. O projeto também visa desenvolver tecnologias modernas para lidar com esses tumores sem causar danos às células normais e que possam ser usadas em associação a terapias convencionais em animais.

Fonte: Informativo nº 6 – Ciência no Zoo, Zoológico de São Paulo

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40