Exportação de carne suína do Acre para o Peru fica para 2018

MAPA anunciou a liberação da exportação do produto brasileiro após acordo firmado entre os países

Foi adiada a assinatura do termo de autorização da exportação de carne suína brasileira para o Peru e os primeiros embarques só devem ocorrer a partir de janeiro de 2018. A medida foi tomada depois de novas negociações entre s autoridades de agricultura dos dois países. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil informou que o adiamento foi decidido por questão de logística das equipes de inspeção das duas nações e que a questão será resolvida em breve será resolvida, fazendo com que a assinatura do termo seja feita já no começo de 2018. Segundo o diretor do Projeto Dom Porquito, ação do governo acreano para incrementar negócios no Estado, Paulo Santoyo, com a liberação desse comércio, haverá um aumento de quatro a cinco vezes da produção local.

Com isso, os produtores têm agora mais uma segurança, pois possuem um produto de qualidade e com mercado garantido. A mesma liberação deve ocorrer com a Bolívia. O projeto Dom Porquito foi criado em 2011, em uma iniciativa para ajudar a consolidar um novo modelo econômico no Acre, envolvendo parceria público-privada-comunitária. A empresa é uma Sociedade Anônima em que a Agência de Negócios do Acre tem 37% das ações e os demais acionistas 63%. Os investimentos no frigorífico foram de R$ 62 milhões até agora, enquanto o complexo todo já englobou cerca de R$ 86 milhões.

Os agricultores familiares, organizados em uma cooperativa, são responsáveis por realizar a engorda e os cuidados para o crescimento do animal, que seguirá para o abate. A ração e orientações técnicas são fornecidas pela empresa.

Fonte: Agência Acre/adaptado por PorkWorld.

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE