CRMV-SP abre inscrições para painéis da 5ª Semana do Médico-veterinário

Encontros serão on-line e trarão luz às temáticas de Medicina Veterinária do Coletivo; Prevenção Jurídica e Ética; e Nutrição Responsável
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

De 08 a 10/09, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizará a 5ª edição da Semana do Médico-veterinário para celebrar o dia dos profissionais (09/09). Serão três dias de painéis temáticos, a serem realizados em formato on-line, a partir das 19h, com abertura para esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Os temas abordados neste ano serão Medicina Veterinária do Coletivo, a nova área de atuação reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para obtenção de título de especialista; prevenção jurídica e ética na Medicina Veterinária; e Nutrição Responsável, englobando alimentação natural e os cuidados necessários.

Entre os convidados para os painéis estão representantes de entidades como a Organização Mundial de Saúde Animal, o Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária, o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, e a Anclivepa-Brasil.

O evento é voltado para profissionais e estudantes. “Como os encontros serão on-line, os profissionais de todo o Estado poderão participar. Momentos como esse são essenciais para promover o aperfeiçoamento, orientar e estimular as boas práticas, assim como diminuir a distância entre os médicos-veterinários e o Conselho”, destaca o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.  

Coletivo em pauta

A interface existente entre homem, animal e meio-ambiente, está sendo reconhecida internacionalmente devido a pandemia da Covid-19. “O médico-veterinário é ator fundamental na prevenção de novas pandemias, pois é capaz de identificar problemas em primeira mão”, afirma Patricia Pozzetti, coordenadora científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Rita de Cássia Maria Garcia, coordenadora executiva do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, diz que os desafios da área envolvem as lacunas na formação e da postura dos profissionais já atuantes. “Eles devem reconhecer seu papel dentro da saúde pública”, diz.

As demandas trazidas pelas diferenças econômicas, sociais e culturais também reforçaram a atuação do médico-veterinário neste campo.  “O profissional estará à frente de ações relacionadas à medicina de abrigos, estudos epidemiológicos, prevenção de maus tratos, no controle de zoonoses, entre tantos outros”, destaca Rosangela Gebara, integrante da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP e gerente de programas veterinários da World Animal Protection.

Responsabilidade e segurança jurídica

A prevenção jurídica e ética ainda é algo abstrato para alguns profissionais. No entanto, conhecer a respeito dos riscos envolvidos na atividade é a única maneira eficiente de gerenciar problemas. “Medidas preventivas trazem qualidade para o serviço e garantem a segurança à atuação do profissional”, orienta Renata Arruda, especializada em Direito da Medicina.

Rosemary Viola Bosch, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, diz que o profissional precisa estar sempre atento às legislações e deve consultar os manuais e modelos de documentos oferecimentos pelo Conselho sempre que necessário. “Estes materiais existem para auxiliá-los”, enfatiza a médica-veterinária, que já trabalha na atualização do Manual de Responsabilidade Técnica e Legislação da autarquia.

O Código de Conduta do Anestesiologista Veterinário, lançado recentemente em parceria com o Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária (CBAV), é mais um documento disponível que traz referências de condutas profissionais. “O material traz informações objetivas sobre como o médico-veterinário deve se comportar perante o animal, o tutor e os demais colegas de trabalho, e assim evitar problemas futuros”, orienta Silvia Renata Gaído Cortopassi, presidente do CBAV e que também será uma painelistas.

Alimentação natural de qualidade

As discussões a respeito do emprego de alimentos alternativos como as dietas in natura ou caseiras, têm crescido nos últimos anos. “Ainda existe grande desinformação e conceitos técnicos equivocados, tanto por parte de tutores como médicos-veterinários e zootecnistas”, afirma Yves Miceli de Carvalho, presidente da Comissão de Nutrição Animal do CRMV-SP e membro dos comitês técnicos da Abinpet e diretor-executivo da Anclivepa Brasil.

O RT é peça fundamental no cumprimento das regras e da qualidade dos produtos. “Ele deve ter um robusto conhecimento técnico regulatório”, diz João Paulo Fernandes Santos, membro da Comissão de Nutrição Animal do Conselho e consultor.

O avanço da internet trouxe uma liberdade preocupante quando se trata de alimentar os pets de forma natural. “Precisamos averiguar os limites entre alimentar de maneira saudável, mas com responsabilidade”, enfatiza Rodolfo Spers, membro da Comissão do CRMV-SP e professor.

Veja a programação completa:

08/09, às 19h

Painel: Medicina Veterinária do Coletivo

Palestrantes: Patricia Silvia Pozzetti (coordenadora científica do Departamento de Ciências da Organização Mundial de Saúde Animal), Rosangela Gebara (integrante da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, gerente de programas veterinários da World Animal Protection e membro do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo), e Rita de Cássia Maria Garcia (coordenadora executiva do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo e presidente da Associação Brasileira de Bem-Estar Animal)

09/09, às 19h

Painel: Prevenção Jurídica e Ética na Medicina Veterinária

Palestrantes: Rosemary Viola Bosch (tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP), Renata Arruda (especializada em Direito da Medicina), e Silvia Renata Gaido Cortopassi (presidente do Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária e professora livre-docente da FMVZ-USP)

10/09, às 19h

Painel: Nutrição Responsável

Palestrantes: Yves Miceli de Carvalho (presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, membro dos comitês técnicos da Abinpet e diretor executivo da Anclivepa Brasil), João Paulo Fernandes Santos (membro da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP e consultor), e Rodolfo Claudio Spers (membro da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP e professor universitário)

Relacionadas

A foto mostra um rapaz em frente a um notebook, apoiando em uma mesa e fazendo anotações em um papel. Ele está sentado, usa fones de ouvido e camisa verde.
Na foto, da direita para a esquerda: o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; o representante regional de Sorocaba do CRMV-SP, Renato Murta; o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite; e o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7 – Sorocaba), Wilson Negrão.
Foto: Arquivo pessoal/ Fábio Manhoso
matéria

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40