É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa a morte do médico-veterinário Antonio Matera, na manhã de hoje (16/09), em São Paulo. O profissional tinha 86 anos e faleceu devido a uma parada cardíaca. No hospital, foi diagnosticado com Covid-19.
Professor titular aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade São Paulo (FMVZ-SP) e patrono da 27ª cadeira da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet), Matera fez parte do grupo de médicos-veterinários que lutou pela regulamentação da profissão e a consequente criação do Sistema CFMV/CRMVs (Conselho Federal de Medicina Veterinária/Conselhos Regionais de Medicina Veterinária).
Foi conselheiro efetivo do CRMV-SP no triênio 1969-1972 e fez parte da Comissão de Ética da autarquia entre 2002 e 2003. Dentre as conquistas da primeira gestão, está o início do registro dos profissionais e um acordo feito com a Polícia Federal para combater o charlatanismo e o exercício ilegal da Medicina Veterinária.
O médico-veterinário também atuou como docente titular de Clínica Cirúrgica na Universidade Paulista (Unip), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Santo Amaro (Unisa) e Anhembi Morumbi.
A missa de sétimo dia em homenagem ao profissional ocorrerá na próxima quarta-feira 22/09, a partir das 18h30, na Paróquia São Gabriel Arcanjo, localizada na Avenida São Gabriel, 108, Jardim Paulista, São Paulo.
O CRMV-SP lamenta a perda desse grande profissional, que faz parte da história e construção da profissão e do Conselho Paulista, e manifesta as mais sinceras condolências aos amigos e familiares do médico-veterinário Antonio Matera, exaltando as contribuições deixadas para toda a classe.