Campanha alerta sobre exploração animal para venda ilegal de filhotes

Iniciativa da OnG Spaddes conta com o apoio do CRMV-SP e da Universidade de Marília
Texto: Jornal do Povo de Marília, adaptado pela Comunicação CRMV-SP / Foto: Comunicação CRMV-SP

A OnG Spaddes, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e a Universidade de Marília (Unimar), lançou campanha de conscientização à exploração animal para venda ilegal de filhotes. A iniciativa foi idealizada após altos números de denúncias na região.

A campanha visa orientar a sociedade sobre a exploração de cadelas para fins comerciais, uma vez que há legislação que regulariza a prática, sendo permitida essa reprodução em canis regularizados junto ao CRMV e com profissionais médicos-veterinários qualificados para o acompanhamento da saúde das fêmeas.

“Nosso objetivo é levar conhecimento para as pessoas sobre os males que o excesso de prenhez causa nos animais, bem como conscientizar sobre as regras para essa prática. Para isso buscamos o apoio do CRMV-SP e da Unimar para tentar diminuir a incidência de casos na região”, explica o diretor da OnG Spaddes, Gabriel Fernando Francisco.

Fábio Manhoso, vice-presidente do Conselho e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, reforça que a prática ilegal é crime. “Muitas pessoas prejudicam os animais para fins comerciais, seja por falta de informação ou por má fé, entrando num caso ilícito. Então, nós temos que coibir e apoiar campanhas que conscientizem a população sobre como adquirir um animal de forma correta e saudável”.

Bem-estar animal

É importante ficar atento às regras que garantem o bem-estar dos animais. “As cadelas no período de reprodução devem ser atendidas por médicos-veterinários, fazer pré-natal, receber alimentação diferenciada e ter sua fisiologia respeitada”, diz Ariadno Caires Turatti, médico-veterinário da OnG Spaddes.

Por meio da campanha, busca-se diminuir a questão de óbitos, o que ocorre com freqüência devido ao excesso de indução ao acasalamento, prenhez e partos distócicos, que provocam a morte da mãe e do filhote.

O uso de cadela para reprodução de forma desordenada e sem o devido cuidado com a saúde do animal pode ser caracterizado como crime de maus-tratos, conforme a Lei nº 9.605 (Lei de Crimes Ambientais), passível de prisão e multa.

Unindo forças

Para levar informação à população, a campanha contará com a participação dos alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Publicidade e Propaganda da Unimar nas produções de conteúdos. “Essas práticas desenvolvem as habilidades profissionais e ajudam a integrá-los com trabalhos sociais”, enfatiza a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Débora Massarollo Ottoboni.

Os materiais educativos serão distribuídos aos alunos dos cursos da Unimar e entregues à população em geral em pontos estratégicos de Marília. Também haverá divulgação à imprensa local, redes sociais e faixas orientativas pelo município.  

Relacionadas

Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
imagem de um cachorro comendo
imagem de várias pessoas posadas para foto reunidas em um evento sobre zootecnia.
imagem de um tablete reproduzindo o texto da resolução.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br