Na última terça-feira (07/11), a diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) visitou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de São José do Rio Preto. No mesmo dia, também prestigiou a Feira Noroeste Paulista de Ovinos, importante evento para os pecuaristas da região.
Na ocasião, os profissionais expuseram ao presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; ao vice-presidente, Fábio Manhoso; ao secretário-geral, Fernando Gomes Buchala; e à tesoureira, Rosemary Viola Bosch, a maneira com que se tem trabalhado na consolidação do Serviço de Inspeção Municipal e abordaram algumas questões relacionadas à transferência do setor, inicialmente atrelado à Secretaria de Saúde, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O CRMV-SP se dispôs a estar em diálogo constante com o SIM e o EDA para resolver questões que perpassem a Responsabilidade Técnica (RT), dando suporte técnico aos profissionais do município. “Essa abertura junto ao Conselho irá contribuir para que médicos-veterinários estejam atualizados quanto às legislações e aos programas de autocontrole, prestando assim um serviço de excelência”, disse Izalco Nuremberg dos Santos, chefe do SIM e representante regional do CRMV-SP em São José do Rio Preto.
Acompanhada do chefe do SIM e do diretor do EDA, Acácio Romoaldo Assoni Rodrigues, a comitiva do CRMV-SP visitou os estandes da Feira Noroeste Paulista de Ovinos e conversou com os criadores locais. “É importante preparar os profissionais para trabalhar com ovinos, segmento que está sendo fomentado pelos pecuaristas da região”, enfatizou Paulo Vianna, presidente da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultura, organizadora da feira.
O presidente do Conselho afirmou que se aproximar dos profissionais de diferentes regiões do Estado é fundamental para que o Conselho atue de forma cada vez mais assertiva. “Queremos que os médicos-veterinários e os zootecnistas participem cada vez mais de tudo que abarca as profissões. A proposta da nossa gestão é aproximar as classes da sociedade, e o projeto CRMV-SP Escuta nasceu com este propósito”, reforçou Mossero.