Palestra aborda atuação do RT na clínica de animais silvestres

Evento ocorrerá em 08/06, às 19h30, em formato on-line. Inscreva-se e participe
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

Na próxima quarta-feira (08/06), o ciclo de palestras em responsabilidade técnica promoverá encontro sobre a atuação profissional na clínica de animais silvestres. O evento ocorrerá em formato on-line, às 19h30, e será ministrado pelo médico-veterinário Alessandro Ferraz Abdo Bijjeni, membro da Comissão de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

De acordo com o palestrante, as oportunidades neste segmento para os profissionais são grandes, pois o mesmo envolve a atuação em clínicas e em outros estabelecimentos, como zoológicos, criadouros, centros de triagem, e com pesquisas de conservação, entre outros.

“A clínica de animais silvestres atende peixes, aves, anfíbios, répteis, e mamíferos, e possui estrutura para internação, anestesia e cirurgia, e demais procedimentos necessários, assim como acontece na clínica de cães e gatos”, explica Bijjeni.

Existem alguns animais silvestres que podem ser criados em domicílio, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), desde que a compra e domesticação seja feita de maneira regularizada, a exemplo de iguanas e cobras.

“A clínica de animais silvestres é uma área em ascensão no Brasil e no mundo. Tendo interesse é importante que os profissionais conheçam e se aperfeiçoem neste segmento, de forma a promover o bem-estar destes animais”, diz o integrante da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP. 

Valorização do RT

Com anos de experiência neste mercado, Bijjeni diz que ainda é expressivo o número de colegas que desconhecem a importância do RT nos estabelecimentos veterinários. “Ele carrega uma carga muito pesada. Este aprimoramento é importante para nos mantermos atualizados”, afirma o médico-veterinário.

Segundo a presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica e tesoureira do Conselho, Rosemary Viola Bosch, o ciclo de palestra mostra a preocupação da autarquia com estes profissionais. “O RT está encarregado por zelar pela qualidade dos serviços prestados. Faz um trabalho bem parecido com o de um fiscal, atuando como um agente de saúde”, enfatiza.

Relacionadas

cão labrador sentado aguardando pessoa colocar ração em seu pote de inox.
Um rebanho de bovinos no pasto
mulher sorridente de casaco brincando com o cachorro.
onça pintada deitada em meio à natureza.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40