CRMV-SP orienta e presta apoio após enchente na cidade de Socorro

Comissão de Resgate Técnico Animal esteve no local e monitora bem-estar dos animais
Texto: Divulgação/CRMV-SP
Homem está de chapéu e galochas de costas para a câmera. Ele segura uma mancheira de água e faz a limpeza da rua, cheia de barro devido às chuvas, junto com um tratos que recolhe entulhos.
Foto: Divulgação/Prefeitura da Estância de Socorro

Assim como no incêndio ocorrido no Parque Estadual do Juquery e no caso dos bovinos resgatados em Cunha, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão de Resgate Técnico Animal e de Medicina Veterinária de Desastres, mais uma vez preocupado com o bem-estar dos animais, esteve no município de Socorro, para orientar e prestar apoio às equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

 Na noite da última segunda-feira (02/01), uma enxurrada atingiu a cidade, gerando 16 pontos de alagamento e 10 de desmoronamento em diversos bairros. Visando analisar a necessidade de colaboração nas ações, um membro da Comissão se deslocou ao município, realizou um diagnóstico da situação e colocou o CRMV-SP a disposição das autoridades.

 “Não foram registrados desaparecidos ou vítimas fatais humanas ou animais. As famílias desalojadas e desabrigadas foram conduzidas ao Ginásio Municipal de Esportes. Segundo informação do coordenador da Defesa Civil Municipal, Lorenço do Prado, cinco animais das famílias desabrigadas foram acomodados em lares temporários e receberam aporte nutricional”, relata o médico-veterinário Claudio Zago Junior, que esteve no local na terça-feira e segue em prontidão. 

Até o momento apenas um animal precisou ser resgatado. Um ganso foi retirado da área de risco por um casal da cidade, treinado em resgate técnico. “Pude visitar o animal e ver que ele estava bem de saúde, acomodado em local seguro e bem alimentado”, afirma Zago.

Durante a visita do integrante da Comissão de Resgate Técnico Animal, o coordenador da Defesa Civil, o vice-prefeito e o prefeito do município agradeceram o apoio e disponibilizaram, caso necessário, um veículo específico para atendimento emergencial aos animais, em decorrências das chuvas.

“Coloquei o Conselho a disposição e as autoridades locais de interessaram em receber treinamento sobre os procedimentos para o resgate técnico de animais em situações de desastres. Na oportunidade também estive em contato com o coordenador da Defesa Civil Regional – Campinas, Sidnei Furtado, ao qual reforcei nossa disposição em colaborar para a elaboração de um plano de contingência de forma que as equipes também saibam como agir em relação ao bem-estar animal”, destacou Zago.

A imagem mostra um ganso das cores branca e cinza, resgatado da enchente por populares.
Ganso foi resgatado durante a enchente por populares (Foto: Arquivo Pessoal/Regiane Oliveira)
Cooperação

A Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, formada também por outros cinco profissionais, permanece de prontidão caso haja a necessidade apoio na região ou em outro município do Estado.

“A nossa Comissão, desde sua criação, realiza a monitoração periódica de todo e qualquer evento emergencial no estado de São Paulo, junto às autoridades estaduais e, quando necessário, municipais, para que, desta forma, possa auxiliar em caso de demanda”, destaca o presidente do grupo, Leonardo Maggio.

Maggio destaca a importância também de um alinhamento prévio entre os órgãos que respondem a este tipo de situação no estado de São Paulo. “Esse é exatamente o trabalho que a Comissão vem desenvolvendo e que pretende concretizar em 2023 com a assinatura de um termo de cooperação entre algumas instituições chave na resposta a esses incidentes.”

Relacionadas

Matéria
Pessoas sentadas na recepção de uma clínica veterinária. A sala tem paredes brancas e piso de madeira bege, nba frente da imagem 2 cães adultos sentados no chão.
Dois leões deitados em um recinto de zoológico
Cão de rua, na cor marrom escuro com um ferimento abaixo dos olhos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br