É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa o falecimento do médico-veterinário Kenji Iryo, de 92 anos, que dedicou toda a carreira à clínica de pequenos animais.
Formado na Universidade de Kagoshima, no Japão, Iryo morava no Brasil desde 1956 e naturalizou-se brasileiro, em 1962. Primo do ex-primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi, o médico-veterinário chegou a acompanhar comitiva do governo federal, em visita oficial a Tóquio, em 2005, com o intuito de estreitar as relações comerciais entre Brasil e Japão.
Iryo era casado com Muth Iryo, filha de imigrantes japoneses nascida em Santo André (SP), e ocupava a 24ª Cadeira da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet), tendo como patrono João Soares Veiga.
Querido e admirado pelos colegas, Iryo é considerado um exemplo de ser humano, de profissional e de gestor. Preocupado com a qualificação, incentivava e investia na capacitação dos profissionais de sua equipe. Em nome da Medicina Veterinária Paulista, o CRMV-SP manifesta as mais sinceras condolências aos amigos e familiares, além de gratidão pelas importantes contribuições de Kenji Iryo à Medicina Veterinária, em especial à Clínica Veterinária de Pequenos Animais, e ao País.