O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e a Associação Paulista de Municípios (APM) se reuniram na terça-feira (11/07) na sede da APM, na capital paulista. O encontro faz parte da estratégia de aproximação com gestores públicos para o assessoramento técnico e a valorização de políticas públicas relacionadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia.
Representando o CRMV-SP, estavam presentes o presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero; o secretário-geral, Fernando Gomes Buchala; o conselheiro, Felipe Consentini; o presidente da Comissão de Representantes Regionais (da região do Vale do Paraíba), Márcio Rangel de Mello; o presidente da Comissão de Políticas Públicas, Raphael Hamaoui; o representante regional de Sorocaba, Carlos Renato Murta; e o diretor técnico médico-veterinário, Leonardo Burlini Soares.
O encontro com o presidente da APM, Fred Guidoni, reforça a estratégia de aproximação junto às diferentes instâncias do poder público, para sensibilizar a respeito de pautas de interesse para a Medicina Veterinária e Zootecnia, com vistas à formatação de políticas públicas que tenham embasamento técnico e contribuam para com a saúde pública e a sociedade.
“É preciso reforçar nas prefeituras o espaço do médico-veterinário, profissional apto a orientar sobre questões de saúde pública e controle de zoonoses. Este foi um encontro bastante produtivo e como resultado teremos maior aproximação com prefeitos e secretários de saúde, essencial para que a Medicina Veterinária e a Zootecnia tenham seus temas de interesse colocados em pauta pelas autoridades municipais”, disse Odemilson Donizete Mossero, presidente do CRMV-SP.
Parceria
A APM é uma entidade que reúne e assessora atuais e antigos prefeitos (as), vice-prefeitos (as) e vereadores (as) de todos os municípios do estado de São Paulo. “O objetivo é fortalecer os municípios e também unir esforços em assuntos e projetos de interesse comum”, relata Guidoni, que é ex-prefeito de Campos do Jordão.
Projetos para bem-estar e controle populacional de animais estão entre os principais temas conversados. Também foram abordadas questões políticas a respeito da Medicina Veterinária e da causa animal.
Os presidentes do CRMV-SP e da APM se comprometeram a assinar um termo de parceria para estreitar o relacionamento, visando à participação do Conselho em eventos da Associação que reúnam os prefeitos paulistas e a capilarização de informações do Regional para os agentes públicos que fazem parte da APM, com relação a temas como saúde pública, controle de zoonoses e valorização do médico-veterinário nas equipes multidisciplinares (eMulti) de atenção primária à saúde.
